Existe uma verdade inevitável pra todo estudante de PP: no fim da graduação você vai precisar contar as suas horas de ACG.

Se você é novo por aqui, talvez você ainda não saiba o que são essas horas. Elas são atividades pra complementar a formação dos alunos. Dessa forma, você mesmo escolhe atividades em suas áreas de interesse para realizar em paralelo com a graduação: pode ser um estágio, monitoria, pesquisa acadêmica, participação em congressos e muitos outros!
O número de horas exigidas para cada aluno é de no mínimo 230 horas, mas existem algumas regrinhas em cada tipo de atividade. Então, nós vamos esclarecer as principais dúvidas sobre ACG.

A dúvida mais comum é: quando eu entrego as horas ACG e como eu entrego?
As horas são entregues no último período do curso e são apresentadas através de uma tabela – que você pode acessar clicando aqui. Mas além da tabela, é preciso comprovar que a carga horária realmente foi cumprida pelo aluno. Essa comprovação é feita através da apresentação de certificados ou declarações.

Estágio vale horas de ACG?
Sim! A cada 10 horas de estágio você contabiliza 1 hora de ACG. Além de estágio remunerado, também vale estágio voluntário ou alguma atividade com vínculo empregatício. Mas atenção: o valor máximo é de 100 horas para essa atividade.

E monitoria, também vale ACG?
A resposta é: sim! A cada 4 horas de monitoria remunerada ou voluntária na PUC você ganha 1 hora de ACG. O valor máximo para monitoria é de 60 horas.

E quem trabalha com freela?
No caso de trabalhos autônomos, ligados à área da publicidade, como direção de arte, fotografia e produção audiovisual, você só precisa apresentar o link do seu portfólio de trabalho. Para cada trabalho no seu portfólio, você recebe até duas horas de ACG. O valor máximo nessa categoria é de 10 horas.

Agora, pra quem se identifica mais com a área acadêmica, há a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e/ou extensão orientados na área da comunicação. 4 horas de trabalho comprovadas valem 1 hora de ACG. O valor máximo por trabalho é de 30 horas e o valor máximo da categoria é de 100 horas.

Além dessas opções, você também pode publicar artigos acadêmicos, realizar cursos de extensão ou formação complementar, participar de grupos focais, grupos de estudo, congressos, concursos, conferências, eventos, festivais, simpósios, seminários da área, entre outras atividades. Para conferir a lista completa de atividades que valem ACG clique aqui.

Espero que a gente tenha conseguido esclarecer as suas principais dúvidas sobre ACG. Ah, a Cíntia é a prof. responsável pelo recebimento dessas atividades complementares, então ela também pode ajudar caso você ainda tenha alguma dúvida.