Que o mundo da publicidade é amplo a gente já sabe. Mas você conhece todas as oportunidades de carreira que esse curso pode te oferecer?  

 A publicidade está em todos os lugares: dos mercados mais tradicionais aos mais disruptivos e inovadores. E é justamente por isso que as suas possibilidades dentro desse campo são quase que infinitas. A carreira em publicidade e propaganda é extremamente diversa e cheia de opções e caminhos a serem trilhados, mas, para dar uma mãozinha na sua pesquisa e responder pelo menos um pouco das suas dúvidas, separamos aqui seis opções de carreira que você pode seguir dentro do universo da publicidade.  

1. As famosas agências 

Há quem diga que a vida de agência requer jogo de cintura, mas se você quiser ganhar um Leão em Cannes seu lugar definitivamente é dentro de uma. Saiba que na estrutura de uma agência de publicidade existem diversos setores. Atendimento, planejamento, redação, direção de arte e mídia são apenas alguns dentro dessas empresas especializadas na criação de campanhas para os mais diversos tipos de marcas. 

Existem agências pequenas, que geralmente atendem comércios locais e agências enormes, que cuidam da comunicação dos maiores anunciantes do país, além de agências especializadas nos mais diversos segmentos do mercado. Independentemente do tipo, o dia a dia em uma agência de publicidade costuma ser bem diferente se comparado à rotina de empresas de outros setores: o ambiente de trabalho geralmente é mais descontraído e até mesmo os horários costumam ser mais flexíveis. 

2. House Agencies

Embora o nome possa parecer complexo, as house agencies são nada mais do que agências que atendem uma só marca. Elas geralmente se situam dentro da da empresa, por isso o nome house, e abrigam o time de marketing e publicidade. Alguns grandes anunciantes, como a Magazine Luiza, por exemplo, preferem ter uma comunicação mais integrada, e por isso, adotam esse tipo de serviço.  

3. Freelancer

Se a ideia de fazer seus próprios horários, seguir seu próprio método de trabalho e organização e definir seus próprios valores te agrada, talvez você se encaixe no perfil de freelancer: um profissional que pode ser considerado autônomo e empreendedor ao mesmo tempo, porque fecha seus contratos por projeto e não possui um vínculo empregatício com seus clientes.  

E para ser freela você não precisa se encaixar em uma determinada área porque existem oportunidades para os mais diversos tipos de profissional: desde fotografia e audiovisual até redação, direção de arte e social media, por exemplo. No mundo dos freelancers, há espaço para todos, e provavelmente vai ter alguém por aí procurando por uma pessoa que faça exatamente o que você faz.  

4. Empreendedorismo

Se você sonha em ter ou já tem seu próprio negócio, independentemente de qual nicho ele for, ter conhecimento em publicidade pode fazer uma grande diferença. Isso porque o mercado está crescendo cada vez mais rápido e saber como criar as estratégias de comunicação certas não só pode, como com certeza vai, fazer a sua marca se destacar em meio a tantas outras que surgem todos os dias. 

Desde noções de branding e de criação de conteúdo, até marketing digital e atendimento ao cliente: tudo isso está ligado ao universo da propaganda e pode ser muito útil para atingir seus objetivos enquanto marca. É claro que a administração de uma empresa vai muito além da sua comunicação, mas não é à toa que existe um ditado que diz que “a propaganda é a alma do negócio”, certo?  

5. O universo das mídias digitais

Não é de hoje que este assunto tem sido muito debatido na propaganda: as mídias digitais chegaram para ficar e o mercado está se inserindo cada vez mais neste meio. Com todo esse sucesso, os “digital influencers” têm se tornado amigos íntimos das marcas, sendo parte importante de suas estratégias de comunicação e vendas. 

Se você tem vontade de seguir essa carreira, saiba que a publicidade pode (e deve) te ajudar muito nesse caminho, afinal, marcas não são apenas instituições: a marca pessoal de um influencer também deve ser construída e estruturada a partir das estratégias certas, e o conhecimento em propaganda vai, com certeza, ser um diferencial! 

Além disso, uma área que também tem crescido muito dentro do universo das mídias digitais é a das pessoas que ficam atrás das telas, planejando o conteúdo: a área de social media. Esse profissional é responsável não só por gerar o conteúdo de uma ou mais empresas em seus canais digitais, mas também por monitorar e analisar os resultados, para estar sempre atualizado quanto as estratégias adotadas.  

6. Produtoras 

Seja dentro da agência ou em uma empresa especializada em produção, o profissional de propaganda também tem espaço dentro dos mundos da fotografia, do audio e do audiovisual. Embora existam cursos especializados nessas áreas, a faculdade de Publicidade e Propaganda pode agregar muito na sua carreira, uma vez que tem disciplinas focadas nesse tipo de conhecimento teórico e prático. Dentro de uma produtora, existem diversos setores, como captação, cenografia, direção, edição, redação de roteiros e muito mais.  

E aí, você acha que se encaixa em algum desses tópicos? Se a resposta for não, não se desespere: o curso de publicidade e propaganda ainda pode ser para você. Nessa área tem lugar pra muita gente e se o seu lugar não for um desses citados, basta continuar pesquisando, porque ainda existem incontáveis possibilidades para a sua carreira.  

Foto em destaque por Austin Distel on Unsplash