Você já passou horas tentando compreender um briefing para conseguir fazer um brainstorm com a promessa de que aquele job ia se tornar um case de sucesso?  

Se você pretende cursar publicidade e não sabe do que estamos falando, este post é pra você. Assim como em vários campos de atuação, a comunicação – e mais especificamente, a propaganda, também possui um “dialeto” próprio. Hoje, nós trouxemos dez expressões que são muito utilizadas no dia a dia de quem trabalha com publicidade e que você precisa conhecer.  

 1.BRAINSTORMING  

Traduzindo do inglês, brainstorm significa “chuva de ideias”. Na prática, essa é uma técnica utilizada para explorar a criatividade dos indivíduos envolvidos em um determinado projeto (geralmente, um grupo da área da criação). Costuma-se dizer que nessa dinâmica não existem ideias ruins, porque a sua ideia “mais ou menos” pode servir de inspiração para a criação de um grande conceito.  

O brainstorming é uma prática muito comum dentro da publicidade, desde a graduação até o mercado de trabalho: reunir-se em uma mesa ou em uma plataforma virtual para discutir ideias para um projeto é algo rotineiro na vida de quem faz parte da propaganda. E se isso for acompanhado de um café, é ainda mais divertido.  

 2.CASE 

Na tradução literal: “caso”. Na prática, é basicamente um estudo sobre determinada história memorável – seja ela de um exemplo bom ou ruim. 

Já diziam os sábios que é preciso aprender com os erros, mas na publicidade também podemos aprender com os acertos dos outros. Por isso, é muito comum, principalmente durante a graduação, a proposta de analisar, debater ou discutir casos relevantes desse universo, que impactaram o mercado de alguma forma.  

Além disso, é uma prática muito comum que as agências coloquem seus chamados “cases de sucesso” em seus portfólios para atrair mais clientes e mostrar os resultados que determinada estratégia de campanha obteve.  

 3.JOB 

Job é o termo em inglês para se referir justamente aos trabalhos realizados para os clientes. Não importa se alguém trabalha como freelancer ou em uma agência, essa expressão é muito utilizada para fazer referência aos projetos realizados no meio publicitário.  

 4.BRIEFING 

O briefing é, geralmente, o primeiro passo para a realização de qualquer trabalho dentro da propaganda. Se trata de um documento com as informações necessárias para a execução daquele serviço: desde os dados básicos do cliente até os recursos disponíveis para a criação de uma campanha publicitária, por exemplo.  

A partir dele é possível definir uma estratégia e criar um trabalho de acordo com as preferências, os objetivos e necessidades do cliente, por isso, ele pode ser considerado uma das etapas mais importantes de todo o processo de criação de uma ação publicitária, e deve sempre ser muito bem feito e analisado. 

 5.FREELA 

Geralmente, este termo é utilizado para se referir aos trabalhos – ou melhor, jobs, que não possuem vínculo empregatício com o cliente contratante, prática muito comum no meio publicitário. 

Mas essa expressão também pode fazer referência à pessoa que realiza esse tipo de serviço, os freelancers: profissionais autônomos que atendem seus clientes de forma independente.  

 6.VEÍCULO  

Não, não estamos falando de automóveis. Na propaganda, quando falamos de veículo estamos nos referindo às empresas de comunicação, como emissoras de TV, jornais, rádios e etc. Mas atenção: não confunda veículos com meios de comunicação! Um dos tantos meios de comunicação existentes atualmente é a televisão. Um veículo, é a emissora Rede Globo, por exemplo.  

 7.NETWORKING 

Anote para a vida: fazer networking é necessário. E quanto antes você começar, melhor. 

Essa palavra se trata da sua rede de contatos profissionais, as pessoas que você conhece dentro de determinada área de atuação. Pessoas que podem ajudar você, profissionalmente falando, em algum momento da sua vida. Seja com uma indicação em uma empresa ou com uma vaga de emprego, por exemplo. 

Quando alguém conhece muitas pessoas influentes no seu setor de atuação, pode-se dizer que essa pessoa tem um bom networking.  

 8.EUGÊNCIA  

Aqui os freelancers entram no grupo. Uma “eugência” é o termo utilizado para se referir a um só profissional que executa as atividades de uma agência de publicidade ou marketing sozinho. Haja café e organização para se desdobrar com tudo, mas acredite: há quem ama fazer isso.