Curiosidades sobre o universo da propaganda

Você sabe quem é o garoto-propaganda com mais tempo de atuação para uma marca? E qual foi o anúncio mais longo da história? Ou quanto custou o intervalo comercial em 2021 do espaço publicitário mais caro do mundo? 

Provando que o Blog da PP também é cultura, hoje nós trouxemos quatro curiosidades sobre o universo da propaganda que você provavelmente não sabia: 

 

1. 10h10min

Vamos começar com um clássico: você já reparou nos detalhes das propagandas de relógio? Se a resposta for sim, pode ser que você tenha notado o horário marcando exatamente 10h10min.  

Provavelmente isso não foi uma mera coincidência. Este é um clichê da publicidade. A teoria mais aceita para a sua popularização é a de que a simetria dos ponteiros agrada os olhos de quem vê o anúncio, e de que a logo da marca não fica comprometida dessa forma, uma vez que fica completamente à mostra.  

No entanto, isto não é uma regra. A Apple, por exemplo, sempre quebra essa tradição com seu próprio horário definido. Por isso, da próxima ver que você se deparar com um anúncio de relógios, se atente aos detalhes.

 

2. Garoto-propaganda 

Já que estamos falando sobre clássicos, que tal falarmos de Bombril? Carlos Moreno, mais conhecido como o “garoto-propaganda da Bombril”, ficou nada mais e nada menos do que 39 anos na empresa, e até entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, por ser o garoto-propaganda com mais tempo no ar.  

O ator participou dos comerciais de 1978 a 2004, e após uma pausa de 2 anos, retornou a ser o rosto da marca em 2006. A contratação de Moreno foi feita por ninguém menos que Washington Olivetto e rendeu muitos anúncios para a empresa. Cerca de 400, para ser mais específico.   

 

3. Super Bowl 2021

Você pode até não ser fã de futebol americano, mas provavelmente já ouviu falar sobre o Super Bowl, a final do campeonato da NFL – a liga mais importante desse esporte nos Estados Unidos. Mas não é “só” isso: o evento também é conhecido por possuir o espaço publicitário mais caro do mundo.  

E não é à toa: em 2020, a final foi assistida por cerca de 102 milhões de pessoas, sendo considerado o programa mais assistido do ano. Em 2021, apesar da pandemia e das incertezas do mercado, a CBS cobrou U$5,5 milhões por 30 segundos de propaganda nos intervalos dos jogos. Sim, é muito dinheiro. 

 

4. O anúncio brasileiro mais longo da história  

Quando você pensa em um comercial longo, quanto tempo lhe vem à cabeça? E se nós te falarmos que a peça publicitária que entrou para o Guiness Book com recorde de maior tempo de exposição e que ganhou destaque em Cannes, levando 3 leões de ouro no festival, é um “anúncio infinito”? 

Calma, ele não está perdido por aí sendo reproduzido até agora, mas foi esse o nome que ele ganhou com nada menos que 14 horas de exibição. A peça foi uma sacada da Agência Wieden + Kennedy para a marca de desodorantes Old Spice, da P&G e tinha como proposta mostrar a qualidade e durabilidade do produto. Ela foi veiculada no canal TV Woohoo, que parou sua programação para exibi-la. 

 

 

Foto em destaque por Trish HC on Unsplash