A grade curricular de um curso é como um mapa. As habilidades e as competências desenvolvidas nas disciplinas determinam os contornos do território e os caminhos, que permitem ao estudante descobrir e potencializar seus talentos, para conseguir trilhar sua carreira com autonomia. Mas, como o mercado publicitário está em incessante transformação, o caminho até a realização profissional também precisa ser constantemente repensado. Por isso, o curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas inaugurou em 2017 o seu novo currículo, em que redefiniu suas fronteiras e multiplicou as vias para aumentar as oportunidades e as conexões com as tendências da comunicação contemporânea.

1º período

Comunicação e Contemporaneidade

A comunicação como um processo social complexo. O campo de estudos da comunicação. A história dos meios de comunicação. Os campos de atuação da comunicação. As relações sociais mediadas. A comunicação e a pós-modernidade.

Comunicação Integrada

A comunicação organizacional. A comunicação integrada: comunicação administrativa / interna, mercadológica e institucional. As atribuições e competências dos jornalistas, publicitários e relações públicas na gestão da comunicação organizacional.

Introdução à Publicidade

Conceito de Publicidade e Propaganda, sua origem e trajetória histórica. Campos de atuação do publicitário. A agência, o processo de produção de campanha publicitária: atendimento, criação, produção, mídia/pesquisa. A relação entre anunciante, agência e veículo. Apresentação das peças publicitárias e dos tipos de campanhas. Exposição das possibilidades de formatos publicitários: união entre publicidade e entretenimento; artistas e celebridades como marcas; abordagens digitais.

Introdução à Fotografia

História da fotografia: invenção e desenvolvimento. A câmera fotográfica e os acessórios. A formação da imagem: luz, composição, profundidade de campo e foco. Análise técnica e leitura crítica da imagem fotográfica.

Seminários I

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas ministradas por professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

2º período

Audiovisual

Estudo da história das imagens em movimento. A indústria cinematográfica, o cinema independente e o vídeo contemporâneo. Linguagens audiovisuais.

Filosofia: Razão e Modernidade

As origens da Filosofia. A filosofia como busca do conhecimento. Ciência e filosofia: o surgimento da modernidade, a racionalidade instrumental e o impacto das novas tecnologias. A questão do saber e da linguagem nas sociedades contemporâneas. 

Fundamentos de Marketing

Sistema de marketing e meio ambiente mercadológico. Comportamento do consumidor individual e organizacional. Segmentação de mercado e composto mercadológico. Tipos e técnicas de pesquisa de mercado (qualitativa, quantitativa e de dados secundários). O marketing e a responsabilidade social.

Linguagem Publicitária

Introdução à linguagem publicitária: persuasão, informação, divulgação. Características, particularidades, técnicas, suportes e recursos específicos para leitura, construção e aplicação do discurso publicitário. Comunicação verbal e não-verbal (comunicação visual e corporal). Processo de Comunicação Publicitário. Existência de uma linguagem brasileira na propaganda. Trabalho e apuração do olhar do aluno em relação à aplicação desta linguagem através de estudos de cases.

Teorias da Comunicação

Teorias e modelos de pesquisa em comunicação. Teorias clássicas da comunicação e sua revisão crítica. Processos de produção, circulação e recepção da comunicação no Brasil. O advento da sociedade da informação. Novos paradigmas do estudo e investigação da comunicação. A comunicação como prática e como experiência.

3º período

Comunicação Visual

Elementos básicos da comunicação visual. Elementos gráficos. Cor e composição. História do Design. Técnicas de criação publicitária e diagramação para meios impressos e digitais. Desenvolvimento de peças e projetos gráficos.

Estética e Comunicação

Fundamentos da teoria estética para a compreensão e análise de obras de arte e da produção publicitária. Percurso da arte ocidental em sua relação com contextos históricos e teóricos. História da arte como referencial estético para a criação publicitária. A arte na era digital.

Filosofia: Antropologia e Ética

Concepções filosófico-antropológicas. O ser humano como ser no mundo e sua dimensão simbólico-cultural. A condição ética da ação humana. Questões éticas fundamentais e atuais, sociedade de consumo, diversidade étnica e desafios ecológicos.

Panoramas da Comunicação Digital

Histórico do desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Desenvolvimento econômico, cultural e rizomático da internet. Conceituação e prática de produção em mídia digital. Gestão de informações online. Transições entre a web 1.0, 2.0 e 3.0.

Política e Mídia

A política e o poder político. Democracia e esfera pública. Midiatização da política. Mobilização social como estratégia de comunicação. Estratégias de advocacy. Visibilidade como forma de poder e controle. Escândalos políticos midiáticos. A responsabilidade sociopolítica da imprensa. As campanhas eleitorais.

Seminários II

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas ministradas por professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

4º período

Convergência de mídia

A convergência de mídias (crossmídia) além das possibilidades de integração entre texto, imagem, áudio e vídeo. Arqueologia das mídias. Papel do produtor multimídia. Fãs e cultura participativa na produção multimídia contemporânea.

Ética da propaganda

Os fundamentos filosóficos da Ética. Inserção do profissional de publicidade na sociedade, seu papel e suas responsabilidades. Legislação e auto-regulamentação: Conar, Cenp, Código de Defesa do Consumidor. As instituições relacionadas à comunicação. Responsabilidade social das empresas. Problematizações acerca da publicidade infantil. A representatividade em campanhas publicitárias – minorias, o papel da mulher, movimentos sociais.

Produção Gráfica

Indústria gráfica, editorial, offset e rápida. Tipologia, cores e tipos de papel. Técnicas de reprodução de originais em sistemas gráficos. Preparação de materiais para impressão nos softwares mais difundidos.

Semiótica

Origem e história da semiótica (base diádica e triádica do signo). Relação do termo com a linguagem e sistemas de linguagem. Corrente de pensamento (ênfase em Saussure e Peirce). Língua/fala, significado/significante, os dois eixos da linguagem, valor e sentido. As três categorias fenomenológicas, as dez classes do signo, signo / objeto / interpretante. Os três tipos de interpretante, as três ciências normativas e o pragmatismo peirceano

Sociologia

A sociologia e o mundo moderno. Perspectivas da ação e da estrutura social na teoria social contemporânea. Análise sociológica do Brasil contemporâneo.

5º período

Antropologia

O campo da antropologia social e cultural. O conceito antropológico de cultura. A dinâmica cultural das sociedades complexas.

Metodologia do trabalho científico

Fundamentos, modalidades e etapas da pesquisa e do trabalho científico. Métodos e técnicas para elaboração e apresentação de textos.

Produção Audiovisual RTVC

Teorias e técnicas de produção de peças de mídia eletrônica para rádio, TV, cinema e web. Linguagem publicitária e experimentação. Técnicas de gravação, iluminação, produção, roteirização, edição, e finalização em áudio e vídeo.

Sociologia da Comunicação

Conceitos de sociologia aplicados à área da comunicação. Características da comunicação contemporânea. Complexidade da modernidade sob a ótica dos meios de comunicação de massas. Superação do paradigma da informação pelo paradigma da relação.

Planejamento de Mídia

A mídia como fator estratégico na comunicação publicitária. Aplicabilidade do método GRP nos meios de comunicação do Brasil. Critérios de seleção dos meios e seu impacto nos grupos de consumo. Mídias tradicionais, mídias programáticas, web, mídia digital out of home, mídia mobile, mídia exterior e mídias alternativas. Planejamento de mídia. Negociação de espaços publicitários.

6º período

Foto Publicitária

Criação e produção fotográfica em Publicidade. Técnicas de fotografia publicitária editorial. Análise da produção fotográfica. Processos de finalização em estação gráfica (tratamento de imagens). Fluxos de trabalho em estúdio.

Gerência de Campanha Publicitária e Institucional

A abordagem operacional e gerencial do processo publicitário. A gestão de contas publicitárias: reflexão sobre a relação cliente e agência. A integração dos setores na publicidade. O planejamento de campanhas publicitárias e institucionais.

Gestão de Marcas na Web

Administração de marcas no contexto das mídias e redes sociais. Publicidade nos ambientes digitais. SEO. Métricas para publicidade online.

Produção de Conteúdo para mídias e redes sociais

Personificação da marca. Identificação do buyer persona. Criação de conteúdo. Práticas de relacionamento com os usuários. Estratégias de viralização. Gerenciamento de crises na web.

Projeto Experimental I

Teoria do conhecimento científico, métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Elaboração do projeto (monografia, experimentação, planejamento ou intervenção) a ser desenvolvido no 7º e 8º períodos.

Seminários III

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas ministradas por professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

7º período

Criação Publicitária

Teorias de criação: conceitos criativos, adaptação da linguagem às diversas mídias e aos públicos. Prática de criação de peças publicitárias para as diversas mídias (impressa, visual, eletrônica). O papel do redator na dupla de criação. Especificidades criativas: técnicas e recursos da publicidade online; a existência de uma linguagem específica para varejo; estratégias para criação de conteúdo de publicidade e entretenimento.

Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso

O fenômeno religioso: experiência e linguagem. O fenômeno religioso como experiência específica: limites e possibilidades da experiência de Deus. As categorias fundamentais de interpretação e de linguagem do fenômeno religioso. A Bíblia: livro de formação cultural do Ocidente. A Bíblia em sua formação histórica, cultural e literária. Os critérios de interpretação, os temas e as perspectivas de estudo da Bíblia e a experiência mística e de abertura que o livro sagrado propicia. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas afro-brasileiras e indígenas.

Direção de Arte

Estudo aprofundado da linguagem gráfica. Concepção visual e suas aplicações na prática publicitária: o rough, o layout, a arte-final e o story-board. Direção de arte para material impresso e digital. A identidade visual como ferramenta mercadológica: identidade coorporativa, logotipo, embalagem e material promocional. O diretor de Arte na agência e o trabalho da dupla de criação.

Projeto Experimental II

Revisão bibliográfica, pesquisa de campo. Elaboração de diagnóstico ou pesquisa de linguagem.

Teorias da Imagem

A discussão teórico-metodológica sobre imagens técnicas e sua repercussão no campo da comunicação social. A produção de significação através das imagens e a relação entre o real e a representação imagética.

TV Digital

Televisão Digital e Televisão Analógica. Padrões e Sistemas de Televisão Digital. Representação da Informação Audiovisual. Áudio Digital. Vídeo Digital. Carrossel de Dados. Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Televisão Digital Interativa e a Realidade Brasileira. Interatividade. Aplicações.

8º período

Cultura Religiosa: Pessoa E Sociedade

Fundamentação da práxis cristã com referência no ensino social da Igreja. A categoria pessoa em diálogo com as categorias antropológicas contemporâneas. Temas atuais à luz do ensino social da Igreja: a família e a dimensão afetivo-sexual; o mundo do trabalho e a situação da propriedade; ordem social e política; cidadania, o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e a ecologia e as perspectivas de construção de uma nova ordem mundial centrada na sustentabilidade, no amor e na paz.

Empreendedorismo e plano de negócios

Perfil do empreendedor, desafios e atitudes; Habilidades de intra-empreendedor: a busca de oportunidades e o planejamento e execução de novos empreendimentos dentro da organização; A busca de oportunidades de negócios: fontes e nichos de oportunidades, processo de identificação; Seleção das melhores oportunidades: processo de checagem e seleção; Plano de negócios: análise ambiental, mercado, tamanho, localização, engenharia, custos, receitas, investimentos, financiamentos, organização, administração e justificativa econômica.

Merchandising, Feiras e Eventos

Merchandising como propaganda no ponto de venda. As feiras como ambiente de negócios. Inserção de marcas em eventos e formas de promoção e patrocínio.

Produção De Conteúdo Audiovisual

Experimentação de produção de conteúdo para internet, dispositivos móveis e TV digital: product placement, branded content, storytelling.

Projeto Experimental III

Redação final da monografia, do projeto de intervenção ou do projeto de experimentação de linguagem. Apresentação do projeto experimental para uma banca examinadora.

Teoria e Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado

Teoria e técnica de pesquisa aplicada a comunicação. Opinião pública. Comportamento coletivo. Coordenação e planejamento de pesquisa de opinião pública e mercado. Sistemas de informações mercadológicas. Simulação e prática de pesquisa.

Seminário IV

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas com professores, pesquisadores e profissionais do mercado.