A grade curricular de um curso é como um mapa. As habilidades e as competências desenvolvidas nas disciplinas determinam os contornos do território e os caminhos, que permitem ao estudante descobrir e potencializar seus talentos, para conseguir trilhar sua carreira com autonomia. Mas, como o mercado publicitário está em incessante transformação, o caminho até a realização profissional também precisa ser constantemente repensado. Por isso, o curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas inaugurou em 2017 o seu novo currículo, em que redefiniu suas fronteiras e multiplicou as vias para aumentar as oportunidades e as conexões com as tendências da comunicação contemporânea.

1º período

Comunicação, Cultura e Sociedade

Reflexão sobre as relações entre mídia e sociedade a partir do surgimento dos meios de comunicação: jornal, revista, rádio, televisão. Convergência midiática. Introdução ao pensamento científico. Posicionamento crítico e analítico em torno das transformações das práticas comunicativas no século XXI.

Comunicação Integrada

Comunicação organizacional pensada de maneira estrategicamente integrada: comunicação interna, mercadológica, institucional. Assessoria de imprensa. Relações públicas. Construção e manutenção da identidade e da imagem organizacional. Gerenciamento de Crises. Gestão de programas e projetos.

Fotografia

Técnicas para o manuseio de câmera DSLR. Compreensão dos processos físicos, eletrônicos e mecânicos da produção fotográfica. História da fotografia. Anatomia da câmera fotográfica. Princípios de composição, enquadramento, uso de cores e ajustes. Técnicas de iluminação contínua.

Introdução à Publicidade

Conceito de publicidade e propaganda: origem, trajetória histórica e aplicações contemporâneas. Tipos de peças, campanhas e ações publicitárias. Campos de atuação e possibilidades de mercado. A agência, suas funções e processos. Relação entre anunciante, agência e veículo. Inserção do profissional de publicidade na sociedade, seu papel e responsabilidades. Legislação e autorregulamentação publicitária no Brasil.

Seminários I

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas com professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

Mentory I - Planejamento de carreira em Publicidade e Propaganda

Comunicação interpessoal. Desafios e possibilidades da área de atuação. Técnicas de autogerenciamento: desenvolvimento de habilidades e competências. Treinamento de soluções de problemas e tomadas de decisão.

2º período

Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso

O fenômeno religioso: experiência e linguagem. O fenômeno religioso como experiência específica: limites e possibilidades da experiência de Deus. As categorias fundamentais de interpretação e de linguagem do fenômeno religioso. Narrativas sagradas. A Bíblia em sua formação histórica, cultural e literária; os critérios de interpretação, os temas e as perspectivas de estudo e da experiência mística. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas Afro Brasileira e Indígenas. Cenários religiosos contemporâneos.

Gestão de Mídias e Redes Sociais

A lógica da comunicação nas redes e mídias sociais. Novos formatos e métricas das plataformas de veiculação de conteúdo. Construção da identidade na internet e do relacionamento em redes. Estratégias de comunicação online. Planejamento e implementação de ações digitais de comunicação.

Linguagem Publicitária

Construção do discurso publicitário: técnicas, recursos e aplicações criativas na linguagem. Linguagem visual, corporal e não verbal: signos, símbolos e sentidos. Novas configurações da comunicação publicitária: propaganda, entretenimento e tecnologia.

Linguagem Visual

Fundamentos da comunicação visual: composição, percepção, diagramação e proporção da imagem. Teoria das cores e harmonização. Estudo tipográfico. Desenvolvimento prático de peças e projetos gráficos. Práticas em Illustrator, Photoshop e InDesign.

Linguagens das Artes

Convergência entre comunicações e artes. História da arte ocidental. Leitura e análise das obras de arte. Referências estéticas para a criação publicitária.

Sociedade Contemporânea

Temas políticos, sociais, antropológicos e socioambientais da sociedade contemporânea.

3º período

Comunicação Política e Eleitoral

Fundamentos do pensamento político. Democracia, esfera pública e mídia. Midiatização da política. Visibilidade e controle. Escândalo político midiático. Accountability. Administração da visibilidade. Processo de mobilização social. Advocacy. Jogo eleitoral.

Filosofia: Razão e Modernidade

As origens da Filosofia. A Filosofia como busca do conhecimento. Ciência e Filosofia: o surgimento da modernidade, a racionalidade instrumental e o impacto das novas tecnologias. A questão do saber e da linguagem nas sociedades contemporâneas.

Foto Publicitária

Produção e comercialização de imagens publicitárias. Planejamento e concepção de ideias. Técnicas de iluminação com luz contínua artificial e flash. Imersão prática em estúdio. Criação de briefing para fotografia publicitária e orçamento. Noções de marketing para fotógrafos. Tratamento e finalização profissional de imagens. Fotografia de modelos, produtos e alimentos.

Seminários II

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas com professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

Teoria da Comunicação

Origens dos estudos de comunicação na antiguidade. Teorias clássicas das principais escolas: EUA, Alemanha, França, Inglaterra e América Latina. Meios de comunicação de massa, a sociedade e os paradigmas da comunicação.

Teoria e Pesquisa de Marketing

Opinião pública e comportamento coletivo. Técnicas e metodologias aplicadas à pesquisa de comunicação e marketing. Técnicas amostrais. Tipos de entrevista. Questionários. Coordenação e planejamento de pesquisa. Sistemas de informações mercadológicas. Simulação e prática de pesquisa.

4º período

Direção de Arte

Campo de atuação e formação do diretor de arte. Estudo aprofundado da linguagem gráfica. Concepção visual e desbloqueio criativo de peças publicitárias: pesquisa de referência, mood board, rough. Arte e finalização. Desenvolvimento de projeto de identidade visual corporativa.

Filosofia: Antropologia e Ética

Concepções filosóficas – antropológicas. O ser humana como ser no mundo e sua dimensão simbólico – cultural. A condição ética da ação humana. Questões éticas fundamentais e atuais, sociedade de consumo, diversidade étnica e desafios ecológicos.

Imagem e Representação Semiótica

Percepção das várias camadas de sentido das coisas. Estímulos sensoriais e sensíveis na relação entre o real e a representação imagética. Compreensão das teorias semióticas e a aplicação das suas correntes de pensamento. Técnicas de análise e produção de sentidos.

Produção Gráfica

Métodos de impressão para altas e baixas tiragens. Particularidades de métodos artísticos e artesanais. Tipos de papel, espaços de cor, sistemas de gerenciamento de cores e acabamentos gráficos. Usos tipográficos. Técnicas de finalização para impressão.

Redação Publicitária

Os elementos persuasivos empregados na criação do texto publicitário e seu uso nas diferentes mídias. Aplicação prática de recursos textuais na criação de mensagens publicitárias. Textos racionais e emocionais na construção da mensagem publicitária. Criação de conteúdo para mídias e redes sociais e relacionamento com o usuário.

Seminários III

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas com professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

5º período

Linguagem Audiovisual

História do cinema mundial. Técnicas e experimentações da linguagem audiovisual: narrativa, montagem e direção. Análise crítica das obras audiovisuais. Produções independentes e vídeos no ambiente digital.

Optativa I

Disciplina de natureza estratégica que permite ao aluno escolher, entre um conjunto de disciplinas previamente definidas, diferentes conteúdos complementares à sua formação.

Planejamento de Mídia

A mídia como fator estratégico na comunicação publicitária. Aplicabilidade do método GRP (Gross Rating Points) nos meios de comunicação do Brasil. Critérios de seleção dos meios, audiências e seus impactos nos grupos de consumo. Mídias tradicionais, mídias digitais, out of home/mídia exterior, mídia mobile, merchandising, feiras, eventos e mídias alternativas. Planejamento de mídia. Negociação de espaços publicitários.

Produção Audiovisual

Produção de peças para os meios tradicionais de comunicação: rádio, televisão e cinema. Produção de roteiros comerciais e experimentais. Técnicas de captação, edição e finalização em áudio e vídeo.

Seminário IV

Temas contemporâneos da comunicação social. Palestras, debates, workshops e oficinas com professores, pesquisadores e profissionais do mercado.

Sociologia da Comunicação

A comunicação sob a ótica sociológica. Sociologia do conhecimento. Comunicação de massa, comunicação digital e sociedade. Modernidade, contemporaneidade, mídia e identidade.

6º período

Gerência de Campanha Publicitária e Institucional

Abordagem operacional e gerencial do processo publicitário. Gestão de contas publicitárias: reflexão sobre a relação cliente/agência. Ferramentas de diagnóstico e comportamento do consumidor no planejamento de campanhas publicitárias e institucionais. Prática extensionista campanha publicitária.

Gestão de Startups e Negócios Digitais

Empreendedorismo. Identificação de necessidades e oportunidades. Modelagem de negócios. Validação. Negócios digitais. E-commerce. Negócios virtuais.

Internet das Coisas: Aplicações e Oportunidades de Negócios

Conceito de IoT – Internet of Things. Histórico e evolução. Tecnologias para suporte à IoT. Conectando os objetos. Aplicações e negócios em IoT: Smart Cities, Segurança e Transporte; Smart Grid, Energia e Sistemas de Infraestrutura; Smart Home e Saúde; Agronegócio e Indústria. Projeto e implementação de sistemas para a Internet das Coisas. Tendências de transformação na Publicidade.

Mentory II - Organização do Trabalho e Estudo

Ferramentas de Design thinking. Técnicas de leitura e fichamentos.

Optativa II

Disciplina de natureza estratégica que permite ao aluno escolher, entre um conjunto de disciplinas previamente definidas, diferentes conteúdos complementares à sua formação.

Projeto Experimental I

Pensamento científico. Metodologias e técnicas de pesquisa. O campo de conhecimento da comunicação. Redação e formatação de projetos monográficos: trabalho teórico, experimentação de linguagem, planejamento de campanha ou ação de comunicação.

7º período

Comunicação e Cultura Digital

Compreensão dos desdobramentos vinculados ao contexo da Sociedade em rede. Agenciamentos sociotécnicos no ciberespaço. Redes sociais online: elementos, dinâmicas e capital social. Dimensões e fenômenos contemporâneos da cibercultura. Mídias digitais: características e linguagem. Aspectos da produção, distribuição e consumo de conteúdo nas mídias digitais.

Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade.

Fundamentação da práxis cristã. A categoria Pessoa em diálogo com categorias antropológicas contemporâneas. Temas atuais à luz do Humanismo Cristão: a família e a dimensão afetivo-sexual; o mundo do trabalho; ordem social e política, e a cidadania. O compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e ecológica, e as perspectivas de construção de uma nova ordem mundial, centrada na sustentabilidade, na justiça, no amor e na paz.

Optativa III

Disciplina de natureza estratégica que permite ao aluno escolher, entre um conjunto de disciplinas previamente definidas, diferentes conteúdos complementares à sua formação.

Projeto Experimental II

Revisão bibliográfica, coleta de dados, pesquisa de campo, diagnóstico. Elaboração de referencial teórico e técnico. Descrição do objeto de investigação ou criação de peças. Seminário para apresentação dos resultados parciais para banca.

Tendências e Criatividade no Audiovisual

Reconfiguração do audiovisual e os impactos na experiência do espectador. Tendências e práticas de experimentação para web. Novas tecnologias. Estudos de convergência e produção criativa de novos formatos audiovisuais.

8º período

Cidades Inteligentes

Conceituação sobre cidades inteligentes e estudos de casos de referência. Introdução à análise interdisciplinar para tomada de decisões com base em aspectos de Planejamento e Desenho Urbano, Sustentabilidade, Eficiência Energética – Smart Grid e Gestão de Serviços Públicos, com foco em cidades brasileiras de pequeno e médio porte. Levantamento e mapeamento de informações auxiliadas por tecnologias de informação geográfica. Transformação da Publicidade nos Espaços Urbanos. Mídias Externas e Inteligentes. Comunicação Inteligente e Sustentável.

E-commerce

Sistema de gerenciamento de conteúdo web. Desenvolvimento e gerenciamento de páginas e loja online. Monitoramento e análise de métricas. Aquisição de tráfego.

Optativa IV

Disciplina de natureza estratégica que permite ao aluno escolher, entre um conjunto de disciplinas previamente definidas, diferentes conteúdos complementares à sua formação.

Projeto Experimental III

Redação final da monografia: trabalho teórico, experimentação de linguagem, planejamento de campanha ou ação de comunicação. Análise, avaliação, aplicação considerações finais. Apresentação do resultado final para uma banca examinadora.