Entenda qual é a diferença entre publicidade e marketing
Qual a diferença entre Publicidade e Marketing?
Há quem pense que publicidade e marketing são a mesma coisa, mas nós já adiantamos que isso não é verdade.
É um fato que eles estão essencialmente interligados, mas definitivamente não são sinônimos. A publicidade é, na verdade, uma ferramenta do marketing. Isso porque o marketing é um composto de ferramentas que possui várias funções. E a publicidade está entre uma delas, sendo assim, uma área mais “específica”.
Mas, vamos agora entender como a relação entre esses dois termos se estabelece?
Vamos começar pelo básico: por que marketing e publicidade não são a mesma coisa?
O marketing atua em diversos setores de um negócio, tendo como base o que chamamos de 4Ps: preço, praça, produto e promoção. Dentro desse universo, existem esforços na área de logística, conhecimento e atendimento ao público, gestão de preço, canais de venda e distribuição e muito mais.
Já a publicidade fica com a função de planejar e criar as estratégias comunicacionais mais adequadas para determinada empresa, a partir das informações obtidas com as pesquisas de marketing, principalmente. Mas cuidado: as ações publicitárias não se resumem “apenas” à criação de anúncios, mas também ao relacionamento com o público-alvo, a eventos e outras ações de comunicação, muitas vezes.
Marketing
Na prática, pode-se dizer que o profissional de marketing precisa ser muito mais estratégico que criativo, e o contrário com o profissional de publicidade, embora as duas características se fazem necessárias para ambos.
Um bom profissional de marketing deve, por exemplo, conhecer bem todas as áreas que o englobam, saber analisar métricas e criar estratégias que gerem os resultados esperados, ser capaz de realizar as pesquisas corretas e interpretar os dados para, a partir disso, tomar as melhores decisões com relação a tudo que envolve seu produto.
Publicidade
Já na publicidade, um bom profissional pode ser considerado aquele que consegue, com criatividade, se adequar às demandas do cliente, criando campanhas e ações capazes de promover e valorizar a identidade do produto em questão, gerando mais vendas, por exemplo.
Empregabilidade
É importante frisar que, muitas vezes, as vagas de emprego para os dois setores podem ser preenchidas por ambos profissionais, uma vez que os cursos de graduação e de especialização geralmente trazem conceitos e uma base das duas áreas de atuação.
Foto em destaque por Allison Raber on Unsplash