Linhas de pesquisa

Comunicação e Sociabilidade

Essa linha tem por objetivo a investigação dos processos comunicacionais inscritos no terreno da experiência de indivíduos e coletividades, na constituição das relações sociais e na configuração da vida social contemporânea. Nessa linha, são exploradas as condições de produção e interpretação das formas simbólicas – midiáticas ou não – entre sujeitos e/ou organizações, o estabelecimento de redes e fluxos de comunicação, a relação do sujeito com as práticas de consumo. Nessa linha, é dada ênfase aos aspectos interpessoais, situacionais e sócio-históricos das práticas comunicacionais realizadas em comunidades, organizações e na interação entre esses elementos.

Linguagens, Mediação e Suporte

Essa linha tem por objetivo o estudo das linguagens das mídias, com foco na natureza dos suportes, nos modos de operação e na especificidade dos produtos. Visa problematizar as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias. Nessa linha, explora-se a caracterização dos dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de hipermídias, bem como os processos semióticos. Investiga também a linguagem publicitária, as abordagens da propaganda e seus formatos híbridos contemporâneos. Essa linha prioriza os estudos centrados nos aspectos técnicos, textuais, imagéticos ou estéticos dos meios de comunicação ou de seus produtos.