Pesquisa

A Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas incentiva permanentemente a pesquisa na graduação e na pós-graduação. Desde o primeiro ano, os alunos podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores.

A PUC tem programas que fomentam a formação de pesquisadores e destina um fundo próprio, para os projetos de autoria dos alunos com orientação de professor, intitulado Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas (inscrições todo mês de setembro). A Universidade mantém, ainda, o Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas para projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Todos os anos, no mês de outubro, a Universidade realiza o Seminário de Iniciação Científica para a apresentação dos trabalhos de pesquisa de alunos selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.

Conheça as formas de ingresso nos programas de fomento à pesquisa da PUC Minas.