Helvetica! é a Agência Laboratório do curso. Sua equipe é composta semestralmente por meio de um processo seletivo, em que alunos de todos os períodos tem a oportunidade de se inscrever, para concorrer as vagas de monitoria remuneradas e voluntárias.  

Os discentes selecionados atendem às demandas de comunicação internas da faculdade e de clientes parceiros. Além disso, eles realizam trabalhos sociais para o terceiro setor, porque o curso acredita no poder transformador da comunicação e, por isso, busca dar visibilidade a causas relevantes da cidade de Poços de Caldas. 

Fazer monitoria na Helvetica! é ter a chance de viver na prática a rotina de uma agência de publicidade e de se desenvolver pessoal e profissionalmente. Os trabalhos são orientados pelos professores do curso, que contribuem ainda mais para o conhecimento adquirido durante o semestre. Por vezes, a monitoria é a porta de entrada dos alunos para o mercado de trabalho e responsável pelas suas primeiras experiências profissionais. Mas, mais do que isso, a Helvetica! também é responsável por criar laços e boas histórias, que serão levadas para o resto da vida. 

depoimento

Cecília Caiafa

Minha primeira experiência de trabalho foi com a Helvetica!. Tive interesse de entrar no terceiro período da faculdade. Foi super divertido porque eu praticamente fiz a maioria dos setores que tem por lá: atendimento, planejamento e direção de arte (só faltou redação hahaha).

Na época, eu tinha muito interesse em direção de arte. Sempre fui muito boa com desenhos, então design pra mim era TUDO. Hoje em dia, agradeço demais pelas três experiências que tive, pois atualmente faço os três! Na Helvetica!, além de ter ganhado uma noção do mercado de trabalho e do funcionamento das ferramentas mais usadas no design, conheci muitas pessoas novas, o que foi incrível!

Penso dessa forma: se você quer muito seguir uma carreira, corra atrás! E se quiser mudar de ideia, não tem problema, porque eu mudei muito com relação à minha. Hoje trabalho com marketing digital. Nunca imaginei isso acontecendo, mas aconteceu! Deixa fluir, porque tenho certeza que a experiência vai ser inesquecível!

@cecilia_caiafa
depoimento

Leonardo Carneiro

O primeiro contato com o mercado publicitário a gente nunca esquece! Ainda mais quando é dentro da universidade que você tanto gosta. Participei da monitoria da Helvetica! no meu terceiro período e nossa! Que experiência!

Conseguir aplicar na prática o que víamos em aula não teve preço. Mas o que é ainda mais valioso é o contato com diferentes pessoas: clientes, professores, colegas da PP e outros cursos e a comunidade. Nós, como publicitários, contamos histórias. E quem melhor que pessoas para dar referências para as melhores histórias?

E a história que não me esqueço foi de um job que fizemos com a Cooperativa Ação Reciclar, no qual gravamos um vídeo institucional. Lá, conhecemos os cooperados e várias pessoas que são impactadas por esse trabalho. Ouvimos suas histórias e tivemos a responsabilidade de traduzi-las no audiovisual. Foi impactante, emocionante e só consegui viver isso porque a Helvetica! me possibilitou.

Se a pp é do amor, a Helvetica! não poderia ser diferente.

@leodcs_
depoimento

Renata Reis

No segundo período vi o edital do processo seletivo da Helvetica! Agência Lab. Diante disso, me candidatei e acabei passando, o que me fez trabalhar na parte de atendimento e planejamento.

Logo no meu primeiro dia na agência, tive a minha primeira reunião com um cliente, que nada mais era do que a Vera Lúcia, representante do Chico Rei, um centro de cultura afro-brasileiro em Poços de Caldas. Durante essa reunião, algo despertou em mim, algo que ainda não conhecia, por estar lidando com uma coisa nova (os desafios e demandas existentes dentro de uma agência). Diante desse atendimento pude ver que me identifiquei com essa possibilidade de ser a ponte entre o cliente e a agência.

Ter participado da Helvetica! foi de extrema importância para mim, pois além de ter um primeiro contato com o mercado, o que acrescentou peso ao meu currículo, também pude descobrir novas coisas, aprender novos temas, técnicas e “colocar a mão na massa”. Além disso, consegui ter um networking incrível.

Atualmente, trabalho no time de planejamento em uma agência aqui em Poços de Caldas. Sou muito grata por ter passado e por ter feito parte da história da Helvetica!, por ter deixado um pedacinho de mim e ter levado boas lembranças e aprendizados comigo.

@renatareisx