O curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas está entre os melhores do Brasil: foi reconhecido pelo MEC com nota 4 e é considerado um curso 4 estrelas pelo Guia do Estudante desde 2013. Além disso, é um curso que garante ótima empregabilidade, sendo uma das Universidades mais pontuadas neste quesito no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF 2017).

A formação dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas é construída a partir de uma base conceitual e humanística, proporcionando aos alunos um olhar crítico sobre o papel da comunicação na sociedade.

O aluno é preparado, através da junção entre teoria e prática, para atuar em todas as áreas de comunicação: de desenvolvimento de projetos de comunicação de impacto social, projetos institucionais e mercadológicos de marca até a realização e análise de pesquisas de opinião e mercado, além do domínio das linguagens e competências para criar, orientar, julgar peças, campanhas e ações de comunicação, além do desenvolvimento de pesquisas científicas.

Para dar suporte ao desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos estão as estruturas de laboratórios nas áreas de Informática, Fotografia, Rádio e Televisão, além da Agência de Comunicação Experimental. Nestes espaços os alunos podem desenvolver projetos de comunicação para clientes do terceiro setor, além de atender demandas internas da PUC Minas Poços de Caldas. A estrutura curricular do curso também foi pensada para estimular e colocar o aluno semestralmente em contato com desafios que reúnam as principais matérias do semestre em um exercício prático – o TEI, Trabalho Extensionista Interdisciplinar.

O curso está ligado à Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, criada em 1971 em Belo Horizonte, a partir da Escola Superior de Cinema. Hoje a Faculdade é uma referência nacional no ensino da Comunicação Social. Atualmente, a FCA oferece as graduações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual para mais de 2 mil alunos. Seus cursos estão presentes nos campus Coração Eucarístico e nas unidades Praça da Liberdade e São Gabriel, em Belo Horizonte, e em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde se integra a outros 14 cursos e a cerca de 5.000 alunos.

O curso está em uma cidade polo com a maior população da região Sul/Sudeste de Minas Gerais, com 166.085 habitantes (IBGE/2017). A região onde o município se localiza engloba 146 cidades de Minas Gerais, com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Poços é conhecida pelo seu potencial turístico e concentração de empresas de grande porte, além da forte presença do setor de serviços em sua economia. No mercado comunicacional, atualmente conta com 23 agências de publicidade (CENP/2018), além de três jornais impressos, duas revistas, portais de notícias online, duas Tvs locais e uma regional, oito estações de rádio FM e outras digitais.

 

*** Reconhecido pela portaria MEC Nº. 697, de 18/11/2014.