O melhor curso de Publicidade e Propaganda de toda a região

O curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas está entre os melhores do Brasil: foi reconhecido pelo MEC com nota 4 (em 5) e obteve a mesma pontuação no último exame do ENADE (2018). Além disso, é um curso que garante ótima empregabilidade, fazendo parte de uma das Universidades mais pontuadas neste quesito no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF 2017). 

A formação dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas é construída a fim de garantir autonomia ao aluno quanto à decisão sobre seu futuro, fornecendo a estrutura necessária para leva-lo ao mercado de trabalho ou ao empreendedorismo, com uma bagagem de conhecimento e preparação de excelência. 

Por isso, a grade curricular do curso é frequentemente atualizada. Sua última reformulação aconteceu no ano de 2020, pautada na incessante mudança do mercado publicitário. No novo currículo, o aluno é preparado através da junção entre teoria e prática, para atuar em todas as áreas de comunicação: de desenvolvimento de projetos de comunicação de impacto social, projetos institucionais e mercadológicos de marca até a realização e análise de pesquisas de opinião e mercado; além do domínio das linguagens e competências para criar, orientar, julgar peças, campanhas e ações de comunicação e desenvolver pesquisas científicas.  

Metodologia de ensino e aprendizado dinâmicos

Do primeiro ao sexto períodos, os alunos têm um grande desafio: o Trabalho Extensionista Interdisciplinar (TEI), que tem como objetivos desenvolver as competências referentes às disciplinas do semestre e preparar os alunos para o Trabalho de Conclusão de Curso.  

Para dar suporte ao desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos existem as estruturas de laboratório nas áreas de InformáticaFotografiaRádio e Televisão, além da Agência de Comunicação Experimental. Nestes espaços os alunos podem fazer parte da monitoria, onde desenvolvem projetos de comunicação para clientes do terceiro setor e atendem demandas internas da PUC Minas Poços de Caldas. 

Tradição de ensino em comunicação

O curso faz parte da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, criada em 1971 em Belo Horizonte, a partir da Escola Superior de Cinema. Hoje a Faculdade é uma referência nacional no ensino da Comunicação Social. Atualmente, a FCA reúne mais de 2 mil alunos nas graduações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual. Seus cursos estão presentes no campus Coração Eucarístico e nas unidades Praça da Liberdade e São Gabriel, em Belo Horizonte, e em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde se integra a outros 15 cursos e a mais de 5.000 alunos. 

Além dos cursos de graduação, a FCA mantém também cursos de pós graduação latu sensu e stritu sensu (mestrado).  

Poços de Caldas

Poços de Caldas é conhecida pelo seu potencial turístico e concentração de empresas de grande porte, além da forte presença do setor de serviços em sua economia. É uma cidade polo com a maior população da região Sul/Sudeste de Minas Gerais, com 166.085 habitantes (IBGE/2017). A região onde o município se localiza engloba 146 cidades de Minas Gerais, com cerca de 2,5 milhões de habitantes. No mercado comunicacional, atualmente conta com 23 agências de publicidade (CENP/2018), além de três jornais impressos, duas revistas, portais de notícias online, duas Tvs locais e uma regional, oito estações de rádio FM e outras digitais. 

*** Reconhecido pela portaria MEC Nº. 697, de 18/11/2014.